Links patrocinados

Como funcionam os anúncios no Google

A cada termo de pesquisa no Google, é oferecida ao usuário uma combinação de resultados naturais ou resultados orgânicos (1) e links patrocinados (2), também chamados de resultados pagos. Estes anúncios estão geralmente relacionados com a palavra-chave digitada pelo internauta ao realizar uma busca.


Uma procura por “LINK PATROCINADO” pode por exemplo exibir o anúncio acima na área reservada para links patrocinados na tela de resultados do Google O anúncio é composto de um título de até 25 caractéres, duas linhas de descrição com até 35 caractéres cada e um link com o endereço do anunciante. A palavra-chave digitada pelo usuário e que apareça no texto do anúncio fica destacada em negrito. A cada vez que uma palavra-chave é digitada no campo de pesquisa do Google, este verifica todos os anunciantes que participam do leilão para os termos digitados. Por exemplo, link patrocinado no campo de pesquisa do Google. Além de exibir 10 sites na área de resultados naturais, o Google verificará a sua base de anunciantes de links patrocinados, exibirá esses anúncios na tela de resultados na área reservada aos links patrocinados. Na verdade, anunciantes não compram palavras-chave.

A cada vez que um usuário digita um termo, ocorre um leilão virtual instantâneo entre todos os anunciantes para aquelas palavras-chave. O anunciante só paga a cada vez que um de seus links patrocinados é clicado. A esse modelo de publicidade chamamos de PPC – Pay per click.L

Uma vez selecionados os anunciantes que participarão do leilão da palavra-chave digitada, no nosso exemplo, LINK PATROCINADO, o Google classificará os anúncios baseado em 2 fatores: Preço máximo que cada anunciante está disposto a pagar por aquela palavra chave. Índice de qualidade da palavra-chave de cada anunciante.